O livro Tocando Flauta Doce - Pré-leitura  tem como objetivo possibilitar a iniciação à flauta doce por meio de um sistema de gráficos, sem que seja necessário o conhecimento da leitura musical convencional, o que se dará numa etapa posterior.

 

Além de desenvolver a capacidade de associação de alturas e durações, a pré-leitura favorece a vivência da leitura relativa (sem claves), estabelecendo relações de altura partindo de qualquer nota, possibilitando a transposição de melodias para diferentes tonalidades.

 

A passagem da pré-leitura para a leitura absoluta (pentagrama e claves) ocorre quando, no processo da musicalização, a criança já vivenciou e trabalhou adequadamente os espaços da pauta e as figuras musicais básicas, estando preparada para a introdução da escrita e leitura convencionais.

 

O livro traz ainda uma série de indicações ao professor sobre postura, respiração, fraseado, automatismos e preparação auditiva, como forma de garantir aos flautistas iniciantes um bom desenvolvimento técnico e expressivo no instrumento.